Sunday, March 22, 2009

E Jesus disse...

Mão amiga trouxe-me isto, que agora partilho convosco...

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:
- Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...
 Pedro interrompeu:
 - Temos que aprender isso de cor?
 André disse:
 - Temos que copiá-lo para o caderno?
 Tiago perguntou:
 - Vamos ter teste sobre isso?
 Filipe lamentou-se:
 - Não trouxe o papiro-diário.
 Bartolomeu quis saber:
 - Temos de tirar apontamentos?
 João levantou a mão:
 - Posso ir à casa de banho?
 Judas exclamou:
 - Para que é que serve isto tudo?
 Tomé inquietou-se:
 - Há fórmulas? vamos resolver problemas?
 Tadeu reclamou:
 - Mas porque é que não nos dás a sebenta e... pronto!?
 Mateus queixou-se:
 - Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!

 Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele,
dizendo:
 -Onde está a tua planificação?
 -Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?

- E a avaliação diagnóstica?
- E a avaliação institucional?
- Quais são as tuas expectativas de sucesso?
- Tens para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
- Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
- Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
- Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?
- E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
 - Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
- Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?
 Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
 - Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva...


    ... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos!



________________________________

No comments: